Processos de negócios quando estão parcialmente ou totalmente dissociados dos sistemas de informação da empresa, podem gerar diversas implicações negativas, afetando a eficiência, a eficácia e capacidade de adaptação da organização.
Você empresário ou gestor de uma empresa de pequeno porte que foi informatizando suas operações gradativamente ao longo do tempo, muitas vezes com sistemas diferentes e sem poder dar atenção a seus processos, certamente já identificou a ocorrência de problemas semelhantes aos citados, abaixo. Confira!
1. Impacto na Satisfação do Cliente
Seus clientes têm reclamado do tempo de resposta mais longos para consultas e atendimento as solicitações feitas a empresa?
Acontece com frequência os clientes reportarem que receberam informações incorretas, inconsistentes, referentes as requisições feitas a empresa?
Somente nestes dois exemplos temos problemas graves que afetam a experiência e a confiança do cliente no relacionamento com a empresa.
2. Tomada de Decisão Ineficiente
Já houve ocorrência de tomada de decisão que depois de um tempo mostrou-se que foi incorreta pois as informações que foram utilizadas para a tomada de decisão estavam desatualizadas ou inconsistentes, gerando prejuízos financeiros e de imagem para a companhia?
3. Impacto nos Custos Operacionais
Há etapas do processo com necessidade de inserção de informações de forma manual dissociada dos sistemas de informações?
A ineficiência e os erros resultantes de processos manuais podem aumentar acentuadamente os custos operacionais, relacionamento com os clientes, além de afetar o processo de tomada de decisão.
4. Conformidade e Rastreabilidade Comprometidos
Já foi identificado em processos de auditoria falhas nos registros por falta de informação?
Outro impacto da dissociação entre processo e sistemas de informações é quanto a rastreabilidade das atividades do processo que pode ficar comprometida, dificultando a identificação de falhas e de responsabilidade.
5. Pouca Agilidade e Baixa Flexibilidade para Mudanças e Inovações
Processos não integrados aos sistemas são mais difíceis de adaptar a novas necessidades de negócios, reduzindo a agilidade da organização.
A dissociação limita a capacidade de implementar novas tecnologias e práticas inovadoras que poderiam melhorar o desempenho do processo.
Independentemente do que sua organização faça, há uma boa chance de que seus processos de negócios não estejam alinhados com os sistemas de informação.
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