Os processos de negócio e os sistemas de informações da sua empresa se inter-relacionam de forma adequada?


Processos de negócios quando estão parcialmente ou totalmente dissociados dos sistemas de informação da empresa, podem gerar diversas implicações negativas, afetando a eficiência, a eficácia e capacidade de adaptação da organização.

Você empresário ou gestor de uma empresa de pequeno porte que foi informatizando suas operações gradativamente ao longo do tempo, muitas vezes com sistemas diferentes e sem poder dar atenção a seus processos, certamente já identificou a ocorrência de problemas semelhantes aos citados, abaixo. Confira!

1.     Impacto na Satisfação do Cliente

Seus clientes têm reclamado do tempo de resposta mais longos para consultas e atendimento as solicitações feitas a empresa?

Acontece com frequência os clientes reportarem que receberam informações incorretas, inconsistentes, referentes as requisições feitas a empresa?

Somente nestes dois exemplos temos problemas graves que afetam a experiência e a confiança do cliente no relacionamento com a empresa.

2.     Tomada de Decisão Ineficiente

Já houve ocorrência de tomada de decisão que depois de um tempo mostrou-se que foi incorreta pois as informações que foram utilizadas para a tomada de decisão estavam desatualizadas ou inconsistentes, gerando prejuízos financeiros e de imagem para a companhia?

3.     Impacto nos Custos Operacionais

Há etapas do processo com necessidade de inserção de informações de forma manual dissociada dos sistemas de informações?

A ineficiência e os erros resultantes de processos manuais podem aumentar acentuadamente os custos operacionais, relacionamento com os clientes, além de afetar o processo de tomada de decisão.

4.     Conformidade e Rastreabilidade Comprometidos

Já foi identificado em processos de auditoria falhas nos registros por falta de informação?

Outro impacto da dissociação entre processo e sistemas de informações é quanto a rastreabilidade das atividades do processo que pode ficar comprometida, dificultando a identificação de falhas e de responsabilidade.

5.     Pouca Agilidade e Baixa Flexibilidade para Mudanças e Inovações

Processos não integrados aos sistemas são mais difíceis de adaptar a novas necessidades de negócios, reduzindo a agilidade da organização.

A dissociação limita a capacidade de implementar novas tecnologias e práticas inovadoras que poderiam melhorar o desempenho do processo.

Independentemente do que sua organização faça, há uma boa chance de que seus processos de negócios não estejam alinhados com os sistemas de informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima