Planejamento Estratégico

Visão Matadora? 5 pontos para ajudar você construi-la!

Visão é tudo sobre como criar o futuro. Não há razão para iniciar um processo de planejamento, de qualquer tipo, se não houver o desejo de que o futuro seja diferente do presente.

Um plano estratégico sem um estado futuro é como construir uma ponte para lugar nenhum. Desenvolver uma visão é um processo difícil e na maioria das vezes cheio de ansiedade.

O que uma declaração de Visão precisa ter para ser considerada ótima?

O nosso check-list irá ajudá-lo a tornar o processo gratificante, divertido e impactante.

Vamos lá!

01 – A Visão precisa apontar corajosamente para um destino

Declare sua visão no tempo futuro. É confuso usar a abordagem filosófica do tempo presente para projetar uma visão porque, de alguma forma, isso evoca a visualização subconsciente do futuro agora. 

Uma declaração de visão forte e voltada para o futuro de forma convincente completa a frase:

” Nós imaginamos …………………………………………………………………………………….”.

 

02 – A Visão precisa “pintar” uma imagem clara de sucesso

Em última análise, uma Visão é o estado futuro ideal de uma organização, um lugar que você imagina como o mais bem sucedido  possível, considerando seu propósito e impacto desejado.

Pense em pintar um quadro abrangente de sucesso a partir das seguintes dimensões:

  1. Crescimento e retenção de clientes.
  2. Excelência operacional e inovação.
  3. 3. Estabilidade Organizacional.
  4. Resultados e impactos financeiros.

03 – A Visão precisa explicar os “Porquês”

Todos querem saber qual é a direção que a empresa está seguindo e os porquês dessa direção. O “porquê” é muito importante mas também indiscutivelmente a parte mais difícil de um exercício de visão.

Explique o seu porquê, respondendo à pergunta: “Qual é o impacto duradouro que nossa organização trará para nossos funcionários, clientes, partes interessadas e as comunidades que servimos?”

Considere não responder o “porque” de forma tão ampla que poderia ser a resposta para qualquer organização. Seu “porquê”  precisa ser autêntico para que sua organização realmente impacte.

04 – A Visão precisa ser sonhadora, mas alcançável

Fazer crescer uma organização é um trabalho árduo. É de missão crítica que você e todos da sua equipe, estejam cientes e confiantes quanto a direção que a organização está seguindo.

Sua visão precisa inspirar equilibrando duas partes “sonho” e “atingibilidade”. Todos precisam acreditar que o estado possível futuro seja possível de alcançar.

Você saberá se a sua visão é sonhadora e alcançável quando sua equipe começar a se auto motivar em torno das próximas etapas

05 – A Visão tem que ser precisa e detalhada

A Visão precisa ser precisa, clara e o mais detalhada possível. O desafio é desenvolver uma declaração de visão em uma linha e construir uma “descrição de visão” que explique a declaração da visão.

Às vezes a descrição da visão é uma série de pontos essenciais e às vezes parágrafos completos, como um manifesto.

Uma grande declaração de visão permite que as pessoas vejam o futuro com precisão.

Você pode vê-lo???